PRAGAS URBANAS

TECNOCLEAN CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS DESDE 1993.

PRAGAS URBANAS

Conheça algumas das pragas urbanas mais comuns.

Baratas

  • Periplaneta Americana, conhecida como barata de esgoto ou voadora. Apresentam metamorfose incompleta e se reproduzem de maneira rápida.
  • Consome alimentos de origem animal e vegetal e são muito atraídas por gordura por possuírem corpo achatado, tem preferência por se abrigarem em frestas e fendas onde se mantém aglomeradas.

 

  • Blattella germanica, conhecida como barata francesinha. Espécie medindo de 2 a 15mm, com o ciclo reprodutivo rápido. É comumente encontradas em cozinhas e em outros ambientes que possam oferecer abrigos como frestas e fendas. Carregam em seus corpos bactérias e outros Micro-organismos que podem causar infecções e alergias. Possuem odor característico, perceptível em grandes infestações.

Ratos

  • No Brasil, três espécies domiciliares apresentam grandes problemas:
    Ratazanas: Rattus norvegicus
    Ratos de telhado: Rattus rattus
    Camundongos: Mus musculus
    Os ratos são mamíferos da ordem Rodentia, e têm esse nome em função do hábito de roer, pois precisam desgastar os dentes incisivos que crescem continuamente. Possuem uma excelente capacidade de adaptação aos ambientes. Os sentidos de audição, olfato, paladar e tato são muito desenvolvidos. Não enxergam bem de modo que utilizam pouco a visão em seus deslocamentos.
    São responsáveis pela transmissão de diversas enfermidades. Isso acontece por causa de pulgas ou parasitas que eles carregam, capazes de transmitir a leptospirose, tifo, peste bubônica, febre hemorrágica, salmonelose, nefrite epidêmica, sarnas e micoses dentre outras. Podem contaminar alimentos, quando em contato, e transmitir doenças, pois com frequência dermarcam um território deixando urina ou fezes nas proximidades.

Formigas

  • Existem 2.000 espécies de formigas no Brasil, no entanto cerca de 30 são consideradas pragas. Aquelas formiguinhas que observamos na cozinha e nos quintais são aproximadamente 20% a 30% das formigas do formigueiro; o restante não sai do ninho e por isso nunca é visto por nós. Causam muitos problemas quando infestam casas ou apartamentos, atacando alimentos, provocando danos às estruturas, espalhando microorganismos transmissores de doenças, infestando e contaminando residências, hospitais, clínicas e laboratórios, hotéis, restaurantes etc.

    No Brasil, as principais espécies de formigas urbanas são:
    » Camponotus spp (formiga carpinteira)
    » Tapinoma melanocephalum (formiga fantasma)
    » Solenopsis sp (formiga lavapés)
    » Atta sp. (formiga saúva)
    » Paratrechina longicornis (formiga louca)
    » Monomorium pharaonis (formiga do faraó)
    » Crematogaster spp (formiga acrobática)
    » Pheidole spp (formiga cabeçuda)

Carrapatos

  • Carrapatos são animais que se alimentam de sangue (hematófagos) que podem ser encontrados em diversas áreas com vegetação presente ou se abrigando em estruturas edificadas.

    Os carrapatos através de suas picadas são responsáveis pela transmissão de diversos agentes patogênicos que poderão provocar doenças tanto em animais quanto no ser humano.

    Espécies que tem uma interação com o ser humano em áreas urbanas e rurais:
    Rhipicephalus sanguíneos – carrapato do cão
    Amblyomma cajennense s.s. / Amblyomma sculptum – carrapato estrela
    Amblyomma aureolatum

Percevejos de Cama

  • Os percevejos de cama são insetos picadores e sugadores de sangue pertencentes a ordem Hemíptera e a família Cimicidae, duas espécies são as que mais causam preocupação ao ser humano, o Cimex lectularius e Cimex hemipterus.

Traças

  • São insetos que causam danos a roupas, papéis, livros, estofados e grãos, que consideramos como “traças”. Muito embora sejam espécies distintas às quais podemos diferenciar de acordo com o local de infestação e com identificação.

    De hábito noturno, vivem preferencialmente em ambientes escuros e úmidos. São muito ágeis e escondem-se rapidamente em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas, sendo este último o principal veículo de dispersão da praga, levada junto a livros e utensílios domésticos em mudanças.

Aranhas

  • Podemos citar algumas de maior importância, pelo risco que representam a saúde humana, causando acidentes que podem levar a morte. Sendo elas:

    Aranha Marrom (Loxosceles spp)
    Aranha Armadeira (Phoneutria spp)
    Aranha Viúva Negra (Lactrodectus spp)

A dedetização nesse caso, funciona apenas para os insetos presentes na área. Nesse caso consulte um profissional de confiança para que ele possa te indicar a melhor decisão a tomar. A mesma medida se aplica para o ESCORPIÃO.

🔔 EMERGÊNCIA?

PRECISANDO DE CONTATO IMEDIATO?